Justiça autoriza e Lula será ouvido pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos



Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Lula vai falar ao Conselho Nacional de Direitos Humanos, que abriu sindicância para analisar seu processo, sobre supostas violações ao seu direito de defesa; mensagens da Vaza Jato endossam tese dos advogados do ex-presidente.

A juíza Carolina Lebbos, sucessora de Sérgio Moro na 12ª Vara Federal de Curitiba, autorizou nesta terça-feira (10) que o ex-presidente Lula seja ouvido pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) em sindicância aberta em julho para analisar a possibilidade de violação no seu direito à defesa.

No dia 11 de julho, o CNDH deu início a um processo de sindicância que busca investigar se o direito de defesa do ex-presidente foi ferido nas investigações da Operação Lava Jato, que deram origem a uma condenação frágil por parte do atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, que retirou Lula da disputa eleitoral de 2018 e o mantém preso há mais de 1 ano.

A razão do procedimento são as mensagens reveladas nas reportagens da Vaza Jato, que expõem uma trama em que procuradores agiam com parcialidade e motivados por ódio e questões políticas nos processos contra Lula.

A defesa do ex-presidente confirmou à Fórum que a autorização procede, e ele será ouvido no dia 17 de setembro. “A defesa do ex presidente Lula entende que será uma ótima oportunidade para debater as denúncias de grosseiras violações de direitos humanos que vem sofrendo no âmbito da operação lava jato. As referidas violações foram denunciadas e provadas ao comitê de direitos humanos das Nações Unidas. Hoje são mais uma vez comprovadas pelo importante trabalho jornalístico do Intercept e outros veículos jornalísticos, no que se denominou Vaza Jato. A injustiça contra Lula é também um ataque à democracia”, afirmou Valeska Zanin, uma das advogadas do petista.

Informações do site Revista Fórum

Um comentário em “Justiça autoriza e Lula será ouvido pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos

  • setembro 10, 2019 em 7:50 pm
    Permalink

    Antonio Ubirajara da Silva Os traidores da pátria vão pagar um preço alto por terem organizado a prisão de Lula, sem prova! Prenderam um homem inocente, o maior líder político deste país, o maior e o melhor Presidente da República que este país já teve! O General Vilas Boas, com a saúde debilitada, já está pagando! Nesses dias, ele viaja! Os demais, também pagarão na mesma moeda! O ex-juiz Sérgio Moro, de tanto perseguir o ex-Presidente Lula, em conluio com Deltan Dallagnol, o ex-procurador carrasco Carlos Fernando dos Santo Lima, e demais procuradores da Lava Jato, com a colaboração do ex-chefe do COAF, Roberto Leonel (da Receita Federal), está num beco sem saída. O ex-juiz, atual Ministro da Justiça e Segurança Pública, de herói nacional e paladino da “Imoralidade”, passou a ser empregado de Jair Bolsonaro. Um bajulador de Jair! Quem diria! Moro caiu na arapuca que ele próprio armou, juntamente com Jair. Agora, está tudo obscuro pra Moro! Se correr, o bicho pega! Se ficar, o bicho come! “De tanto ser humilhado e, de tanto receber coiçadas de Bolsonaro, pisado, triturado e cuspido pelo STF, Moro, sem utilidade, vira pano de chão de Bolsonaro, não sabe onde colocar o fucinho, tá já pedindo o pinico! O pior é que Jair Bolsonaro já avisou: “Quem manda sou eu!” Jair é cruel! Ele é muito cruel!!! A lei é para todos. Ninguém está acima da Lei, nem os Procuradores, o ex-Chefe do COAF, nem Juiz, nem os Militares, nem o Presidente da República. Aqui se faz, aqui se paga! Quem com ferro fere, com ferro será ferido! É a lei do retorno. Agora, vou declamar uma linda poesia. Desse jeito:
    “Eu sou muito grato a Lula, por tudo de bom que ele fez por mim, pelo Nordeste, pelo Brasil e pelo povão! Por isso, escrevo, com muito orgulho, na palma da minha mão, a palavra “GRATIDÃO”, em homenagem ao maior e o melhor Presidente desta nação, o estadista “Luiz Inácio Lula da Silva”, o eterno Presidente do meu coração!!!” #LulaLivre #LulaPresoPolítico #LulaPerseguidopelaJustiça #LulaCondenadosemProva #LulaInocente (Poeta nordestino, de Sousa, no Sertão da Paraíba)

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *