Nota ao povo Maragogipano.

A liberdade é o pilar básico para construção de uma sociedade eficiente e humanitária. O site Maragogipe Agora, calcado pelos valores republicados que regem a nossa democracia, observa com preocupação a tentativa de cerceamento de liberdade de imprensa exercida pela prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia Maria dos Santos, contra a Rádio Recôncavo Agora. A Constituição Federal consagra no rol dos catálogos ordinais a liberdade de imprensa como princípio inerente a vigência plena da democracia e do Estado de Direito.

Um dos grandes juristas brasileiros, Ayres de Britto vociferada que a liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade. A imprensa é ferramenta primordial para o processo civilizatório, agredi-lá é atentar contra as virtudes republicanas. Os governantes, assim como todos os indivíduos tem a obrigação de zelar e respeitar a liberdade de imprensa.

Vivemos tempos impetuosos, de destilação de ódio, evocar práticas abusivas e intolerantes mediante a diversidade e pluralidade de ideias, partindo de alguém que assumiu um compromisso constitucional de obedecer e observar intransigentemente o nosso ordenamento jurídico e as leis, é um absurdo, passível de veemente repúdio e repugnância.

Temos um compromisso de informar com imparcialidade e ética os nossos leitores, mas também defender a democracia e as liberdades civis, repudiaremos qualquer ato persecutório, partindo seja de quem for, independente de sua ideologia ou filiação partidária, se tem algo que nos une mesmo com nossas diferenças, é a defesa do pluralismo, das leis e do livre exercício de pensamento.

A Ditadura foi findada com a promulgação de nossa Carta Cidadã, com ela os resquícios de autoritarismo que impossibilitava a exposição de pensamentos contrários aos daqueles que usavam da força para deter o poder, foi incinerado pelo fogo da democracia, das liberdades e da pacificação social.

Reitiramos nosso repúdio a este e a qualquer ato que viole a liberdade de imprensa e o exercício do jornalismo e da comunicação, também prestamos solidariedade a Rádio Recôncavo Agora, ao seu corpo diretivo e profissionalístico.

“O preço da liberdade é a eterna vigilância” Thomas Jefferson

Maragogipe Agora
Maragogipe, 13 de agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *